sábado, 9 de agosto de 2008

Coisas frágeis

Coisas frágeis, o novo livro de Neil Gaiman, lançado recentemente pela Editora Conrad é uma pérola.

São nove contos que mais uma vez mostram a incrível imaginação e criatividade desse escritor inglês, autor da famosa (e igualmente premiada) série de quadrinhos Sandman da Vertigo.

Depois de há alguns anos atrás ter lido Fumaça e Espelhos, Contos e Ilusões (outro livro de contos de Gaiman), sabia que qualquer outro material dele (além de Sandman) merecia ser lido com o mesma atenção que eu havia dedicado à HQ, e esse novo livro não é uma exceção.

Somente a imaginação de Gaiman poderia nos trazer contos que misturam Sherlock Holmes com o mundo de H.P. Lovercraft, adaptações de Crônicas de Nárnia, entre outros. Terror, magia e fantasia povoam as páginas desse livro escrito com o mesmo primor de suas obras anteriores. Um título obrigatório para quem aprecia esse tipo de literatura.
"Os nove contos de Coisas Frágeis trazem Gaiman abordando os mais diversos temas, misturando puberdade, punk rock e ficção científica em "Como Conversar com Garotas nas Festas"; combinando o Sherlock Holmes de sir Arthur Conan Doyle com o terror de H. P. Lovecraft em "Um Estudo em Esmeralda"; extrapolando o mundo de Matrix em "Golias", inspirado no roteiro original do primeiro filme; ou mesmo presenteando a filha mais velha com um conto fantástico sobre um clube de epicuristas em "O Pássaro-do-Sol". Coisas Frágeis é um tratado prático de como escrever boas histórias - histórias que, como diz a introdução do livro, "duram mais que todas as pessoas que as contaram, e algumas duram muito mais que as próprias terras onde elas foram criadas".
Nota 9

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Visite também